domingo, 1 de agosto de 2010

O que estará em jogo em três de outubro

As eleições presidenciais de outubro definirão o mais essencial para Brasil da atualidade. Nas palavras do sociólogo Emir Sader, definirão “se o governo Lula é um parêntese, com o retorno das coalizões tradicionais que governaram o Brasil ao longo do tempo, ou se é uma alavanca para, definitivamente, sair do modelo neoliberal e construir uma sociedade justa, solidária, democrática e soberana”.

São, portanto, dois projetos antagônicos que se enfrentam. José Serra representa um deles, de direita, intrinsecamente neoliberal. Dilma Roussef representa o outro, de continuidade e aprofundamento do Governo Lula, que congrega a esquerda. Há quem, apressadamente, questione a permanência desses conceitos – esquerda e direita – nos tempos atuais. Penso que ambos se mantêm, embora com alterações de forma e conteúdo por serem historicamente determinados. Mas essa é outra discussão.

O jogo de outubro, portanto, está além de meramente cotejar os atributos pessoais dos candidatos. Essa é uma leitura superficial do cenário eleitoral deste ano.

Aos que se alinham à construção de um Brasil democrático, justo, soberano, moderno, a vitória de Dilma Roussef é fundamental. O Governo Lula, apesar de suas limitações, desencadeou um processo de mudanças estruturais de grande repercussão para o povo brasileiro e o Brasil enquanto nação. Nesse contexto de transformações destacam-se o fortalecimento do papel do Estado como indutor do desenvolvimento, a reinserção internacional soberana do País, as amplas e intensas políticas sociais e um acelerado crescimento econômico vinculado à distribuição de renda. Mas demandam continuidade para se consolidarem e se internalizarem na vida nacional. Este é o sentido mais essencial da candidatura de Dilma Roussef.

Sua vitória, no entanto, estará incompleta se não contar com uma sólida maioria parlamentar progressista, de tal modo que o novo governo não venha a sofrer obstáculos conservadores ou depender de negociações tortuosas, muitas vezes à custa de concessões importantes.

Eis o que verdadeiramente está em jogo em três de outubro. E em torno dessa equação é que se deverá debater na campanha eleitoral.

Aproveito para apresentar a você, caro leitor, a minha chapa:

Presidente: Dilma Roussef.
Governador: Osmar Dias.
Senadores: Roberto Requião e Gleisi Hoffmann.
Deputado Federal: Chico Brasileiro, 6513.
Deputado Estadual: Nelson Bonardi(Nelsinho, 65789.

Mais para a frente apresentarei com maiores detalhes o Chico Brasileiro e o Nelsinho.

7 comentários:

  1. Grande Manfra,
    O blog está nota 10.
    Um grande abraço,
    Marcio Sanches
    Presidente Mun. PCdoB - Londrina-PR

    ResponderExcluir
  2. Camarada Manfra,
    parabéns pela estreia do blog, mais um espaço para ideias revolucionárias na net. Irei divulgar. Abraço,
    Thiago Moro

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog Manfredini, atendi a sugestão de um amigo blogueiro (EM), e vejo que nossos pensamentos também convergem, mesmo não sendo do mesmo partido.
    Nossa responsabilidade... O que está em jogo é a questão maior, nosso País, não podemos deixar voltar atraz.
    Fizemos todo o empenho para reunir as grandes lideranças nacionalistas "de verdade", deixar os egos de lado, abdicar de algumas pretensões e muito diálogo; tudo isso para um consenso, unir as forças em prol da continuidade do grande projeto nacional.
    Hoje, juntos, fazemos parte de uma FRENTE NACIONALISTA SUPRAPARTIDÁRIA, que deverá permanecer coesa depois das eleições para dar sustento à realização do nosso grande sonho, uma Nação rica, soberana, justa e solidária.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Vereador PDT/ Rio Negro /PR

    ResponderExcluir
  4. Favor divulgar: hoje debate entre os candidatos ao Senado Requião, Gleisi, Barros e Fruet, às 19h, na Universidade Positivo, no Teatro Positivo, para mais de 2000 pessoas. Aberto a toda a comunidade. Amanhã palestra às 9h com Beto Richa, 10 h com Osmar Dias e 11h com Salamuni e Hering.

    ResponderExcluir
  5. Camarada Manfredi,
    Foi com muita alegria que li no vermelho o lançamento de seu blog. Com certeza mais um local de expressão do pensamento revolucionário.
    Seja bem vindo a "blogosfera"
    saudações
    Márcia Silva (RJ)

    ResponderExcluir
  6. Caro Manfra,

    Grandes expectativas com este novo espaço que seguirei com interesse.
    Beijo
    Renata Bruno (SP)

    ResponderExcluir
  7. Caro Manfra,
    Já que você foi obrigado a um novo post para desfazer mal-entendido só por causa do layout usado no nome do Osmar, então vou aproveitar para espetá-lo um pouco mais, dizendo que você poderia ter escrito:

    "Senadores: Gleisi Hoffmann e Roberto Requião"

    As damas primeiro... Ou sua ordem de nomes se tratou de respeito à provecta idade do ex-governador?

    E mais ainda, a propósito do título da postagem: em 3 de outubro haverá outra coisa em jogo, que aliás deve preocupá-lo com similar intensidade quanto a peleja eleitoral. A peleja do seu instabilíssimo escrete rubronegro diante do Cruzeiro em Minas Gerais está marcada para a mesma data do 1. turno eleitoral!

    ResponderExcluir